Misericórdia de Resende ao serviço do Bem - Estar, Qualidade de Vida e Saúde das Populações

Uma Misericórdia não é uma simples associação ou um clube, regidos por um estatuto, de conotação simplesmente civil, laica, profana, mas sim uma Irmandade que se rege por um "COMPROMISSO".

 

Irmão de uma Misericórdia não é aquele que apenas se alista e paga somente uma quota, mais ou menos elevada, irrisória ou simbólica mensal ou anual, mas aquele que, ao pedir para ser admitido e sob proposta de outros irmãos, em número de dois, na nossa Misericórdia, que o apresentam, e se mostra disposto a assumir um compromisso, tal como deve ser assumido, de alma e vontade esclarecidas, como uma mordomia de algum serviço a prestar ou ficar disponível para apoiar tudo quanto sejam as ações da Misericórdia, o que vale muito mais que um mero pagamento de quota.

 

Na nossa Santa Casa, o número de irmãos é de 786, oriundos das 15 freguesias do concelho que muito colaboram e participam nas Assembleias Gerais e também nas tarefas que lhe são solicitadas de bem-fazer e que prestam informações dadas aos Corpos Sociais a respeito das populações carênciadas das áreas de residência onde moram habitualmente.

 

A todos os irmãos e irmãs que constituem a nossa Irmandade da Santa Casa uma palavra de apreço pelo trabalho desempenhado e pelo amor que têm à nossa Santa Casa.

Misericórdia é Notícia
Fale connosco

 

254870180 - Geral

254870181 - SAD Hospital

254870182 - Fisioterapia

254870186 - ERPI Lar de Idosos

254870187 - ERPI José D Gabriel

254870188 - UCC

Rua António Caetano de Moura; nº253

 

4660-245 Resende

 

​​

EMAIL

geral@scmr.pt

patrimonio@scmr.pt

 

 

FACEBOOK

Facebook.com/MisericordiaDeResende

Respostas Sociais Integradas

 

Apoio à Infância

 

Apoio à Juventude

 

Apoio à Deficiência

 

Apoio à Terceira e Quarta Idades

 

Apoio à Saúde

 

Apoio ao Emprego e à Formação Profissional

 

Oficina de Artesanato

 

Outros Serviços de Apoio à Comunidade

 

Outras Atividades

01 - 04 -2021

Aviso Público de Alienação de dois prédios rústicos (terrenos), na modalidade de Hasta Pública, pertença do Património da Santa Casa da Misericórdia de Resende. 

As normas disciplinadoras para a adjudicação do direito de propriedade dos prédios estão disponíveis para consulta nos Serviços Administrativos Centrais da Santa Casa, até ao dia e hora de abertura das propostas, e onde podem ser solicitadas informações e esclarecimentos adicionais, bem como agendar visita aos prédios Rústicos em referencia. 

 

Padre Abel Rodrigues da Costa, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Resende, torna público e comunica a todos os Irmãos desta Instituição, que a reunião da Assembleia Geral prevista para sábado dia 21/03/2020 pelas 09h30m no Salão Nobre, conforme convocatória datada de 05/03/2020, fica adiada, sine die, nos termos previstos no artigo 18º do Decreto – Lei nº 10-A/2020, de 13 de março.

 

Oportunamente será enviada nova convocatória a todos os irmãos, nos termos da lei e do COMPROMISSO em vigor, assim que esteja superada a atual situação de emergência, relativa à situação epidemiológica do novo Coronavírus — COVID 19.

 

Respeitemos as orientações das autoridades de saúde e demais entidades oficiais e permaneçamos em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina, pedindo a proteção de Nossa Senhora do Carmo, nossa Padroeira.

 

16-03-2020

15-12-2018

 

Publicação de Edital com o apuramento dos Resultados Eleitorais, para a Eleição dos Orgãos Sociais da Irmandade da SCMR, para o mandato social 2019/2022, realizada no dia 15/12/2018. 

 

30-11-2018

 

Convocatória para a Assembleia Geral Eleitoral, para a eleição dos Órgãos Sociais da Irmandade da

SCMR, para o mandato social 2019/2022, que se iniciará em janeiro de 2019. 

 

06-12-2018

 

Lista de Candidatura às eleições de 15 de dezembro de 2018 para os Corpos Sociais  da Irmandade da

SCMR, para o mandato social 2019/2022, publicada nos termos do nº 1 do artigo 22º do Regulamento Eleitoral.

 

26 - 04 -2017

 

Por iniciativa do seu Provedor, Dr. Jaime Alves, a Santa Casa da Misericórdia de Resende (SCMR) apresentou um projecto subordinado ao tema “ Cuidar da Vida com Qualidade”, no âmbito do programa EDP Solidária – Saúde 2016, uma iniciativa da Fundação EDP.

O Programa em referência, tem como objectivo apoiar projectos que visem melhorar as condições clínicas e sociais decorrentes de problemas de saúde, incluindo a reabilitação pontual de instalações degradadas de Instituições prestadoras de cuidados permanentes de saúde e a doação de equipamentos médicos, que não sejam de consumo corrente e de utilização primária. Assim, a SCMR passa a ter uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC) completamente renovada.

As necessidades identificadas pela Santa Casa, no quadro da candidatura apresentada para a reabilitação das instalações da sua Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção, foram consideradas como prioritárias e com grande relevância médica e social, atendendo à abrangência territorial do projecto. O mesmo, visa ser um instrumento ativo, capaz de gerar valor social no meio onde estamos inseridos, potenciando, numa perspectiva integrada, o processo ativo e contínuo de recuperação e manutenção global dos utentes de qualquer faixa etária, com diversas patologias maioritariamente crónicas e incapacitantes, melhorando a acção paliativa com elevado grau de dependência, prestando mais e melhores cuidados de saúde, em tempo útil, com humanidade e numa perspectiva de solidariedade social. A concretização deste projecto, é motivo de regozijo e de grande orgulho para a Misericórdia de Resende, pois assegura um conjunto de cuidados permanentes de saúde e de apoio social, promovendo a autonomia e melhor funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através de um processo ativo e contínuo de reabilitação / manutenção, readaptação familiar e social. A SCMR agradece à Fundação EDP, na pessoa do seu Diretor Geral Dr. Miguel Coutinho, pela celebração do protocolo de colaboração com a Instituição e pelo contributo que dão ao desenvolvimento da economia social.

BEM HAJAM!

 

27 - 11 -2016

 

Em cumprimento do estipulado no Compromisso e no Plano de Atividades em vigor, celebramos o SOLENE JUBILEU DAS ALMAS, em sufrágio pelos benfeitores e utentes falecidos da Santa Casa da Misericórdia de Resende. A cerimónia religiosa foi solenizada e cantada pelo Grupo Coral da Misericórdia e contou com a presença de vários sacerdotes da Zona Pastoral de Resende. Todos em conjunto, com uma assembleia cristã bastante participada, cantamos os Salmos de vésperas do Ofício de Defuntos. Numa perspectiva acolhedora, no final da celebração houve um lanche convívio para todos os participantes.

 

 

22 - 02 -2017

 

Aviso Público de Alienação de um Prédio Misto, na modalidade de Hasta Pública, pertença do Património da Santa Casa da Misericórdia de Resende. 

As normas disciplinadoras para a adjudicação do direito de propriedade dos prédios estão disponiveis para consulta nos Serviços Administrativos Centrais da Santa Casa, até ao dia e hora de abertura das propostas, e onde podem ser solicitadas informações e esclarecimentos adicionais, bem como agendar visita ao prédio Rústico e Urbano, em referencia. 

 

 

29 - 02 -2016

 

 

Realizou-se, no dia 27 de Fevereiro de 2016, a cerimónia de Tomada de Posse dos novos Corpos Sociais da Irmandade da SCMR, para completar o mandato social até 31 de Dezembro de 2018.

Reassumiu a Provedoria da Santa Casa da Misericórdia de Resende, o Dr. Jaime António Bernardino Alves, continuando como Vice - Provedor o Prof. António Pereira, sendo agora Presidente da Assembleia Geral da Irmandade o Padre Abel Rodrigues da Costa e Presidente do Conselho Fiscal o Sr. Horácio da Silva Amaral Semblano.

29 - 09 -2016

 

Aviso Público de Alienação de um Prédio Rústico, na modalidade de Hasta Pública, pertença do Património da Santa Casa da Misericórdia de Resende. 

As normas disciplinadoras para a adjudicação do direito de propriedade dos prédios estão disponiveis para consulta nos Serviços Administrativos Centrais da Santa Casa, até ao dia e hora de abertura das propostas, e onde podem ser solicitadas informações e esclarecimentos adicionais, bem como agendar visita ao prédio em referencia. 

 

 

26 - 11 -2016

 

A Santa Casa da Misericórdia de Resende já tem o seu Plano de Atividades, para o exercício social de 2017, aprovado por unanimidade, em reunião ordinária da Assembleia Geral da Irmandade. Foi também apresentado, discutido e aprovado por unanimidade, o respectivo Orçamento ordinário que contém a Conta de Exploração Previsional e Orçamento de Investimentos e Desinvestimentos, para o ano económico de 2017.

 

 

22-02-2016

 

Afixação de Edital com Resultados do Ato Eleitoral Intercalar para os Corpos Sociais da Irmandade da SCMR, realizado em 20/02/2016.

 

 

01-02-2016

 

Convocatória para a Eleição Intercalar dos Órgãos Sociais da Irmandade da SCMR, para prosseguir e completar o mandato social, que se concluirá em 31 de Dezembro de 2018.

 

 

 

DR. PEDRO PASSOS COELHO, ATUAL 1º MINISTRO, VISITA A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE RESENDE, DIA 30 DE SETEMBRO DE 2015 

 

 

Dando cumprimento a uma promessa de visitar um dia a Santa Casa da Misericórdia de Resende, quando, no dia de Reis de 06-01-2012, um grupo de idosos da Santa Casa o foi cumprimentar ao Palácio de S. Bento, e aproveitando o ensejo de andar pelo distrito em campanha eleitoral, o Dr. Pedro Passos Coelho, atual 1º Ministro, informou-nos de que virá conhecer as instalações e valências, da nossa Misericórdia no próximo dia 30 de Setembro.

 

CERIMÓNIA DE HOMOLOGAÇÃO DE ACORDOS DE COOPERAÇÃO (31 de Julho de 2015) 

 

 

Realizou-se, em Coimbra, a Cerimónia de Homologação de Acordos de Cooperação, com a presença do Sr. Secretário de Estado da Segurança Social, Dr. Agostinho Branquinho e do Sr. Diretor do Centro Distrital de Viseu, Dr. Telmo Antunes. Em representação da Santa Casa da Misericórdia de Resende (SCMR) esteve presente o Sr. Vice Provedor, Dr. Jaime Alves. À SCMR foi atribuída mais uma vaga comparticipada para o Lar Residencial para cidadãos portadores de deficiência, facto que muito satisfaz a nossa Instituição, alargando esta resposta tão importante para a comunidade.

 

 MISERICÓRDIA DE RESENDE CONTEMPLADA COM UM GABINETE DE INSERÇÃO PROFISSIONAL (GIP) 

 

 

No passado dia 2 de julho o nosso Vice-Provedor Dr. Jaime Alves esteve presente no Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, tendo assinado um protocolo de cooperação com o IEFP para a criação de um GIP integrado na Rede Local de Intervenção Social (RLIS), para apoiar a inserção profissional de jovens e adultos com maior desfavorecimento face ao mercado de emprego.

É um novo serviço disponibilizado pela Misericórdia de Resende ao serviço dos Resendenses.